Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

17/09/2018

SOU MEI, QUAIS SÃO MINHAS OBRIGAÇÕES?

A sigla MEI significa Microempreendedor Individual, que se trata de uma categoria de empresas pequenas formadas por um só proprietário que se formaliza como empresa, mas que acaba pagando menores taxas de impostos e recebe algumas facilidades para continuar empreendendo.

Uma vez que você é MEI, você precisa cumprir com algumas obrigações.

Entre as principais, estão as tributárias e trabalhistas.

O MEI deverá pagar sua contribuição mensal, um documento chamado “Documento de Arrecadação do Simples Nacional” (DAS). Essa contribuição pode ser feita por débito automático, boleto bancário ou pagamento online.

Outro documento importante são as Declarações Anuais de Faturamento. O MEI precisa informar o quanto faturou durante o ano. Esse documento está disponível no Portal do Empreendedor. Atrasar a entrega do documento gera multa, por isso fique ligado.

Quem é MEI também pode contratar 1 funcionário em regime CLT, ou seja, com a carteira assinada. Este funcionário tem direito à décimo terceiro, férias e todos os outros benefícios previstos em lei.

Você que é microempreendedor individual e tem ou pretende ter um funcionário, fique atento ao recolhimento mensal do INSS e FGTS. Além disso, o MEI precisa declarar anualmente uma Relação Anual de Empregados no Ministério do Trabalho.

Se você ficar confuso e não souber por onde começar, pode contratar um escritório de contabilidade, que cobrará um valor mensal para te ajudar a manter todas essas questões em dia.
Porém, diferente das demais empresas, o MEI não é obrigado a contratar um contador. Então se você deseja cuidar do seu empreendimento por conta própria, é importante cuidar todos os dias do seu financeiro e estudar todas essas questões para ficar com a empresa em dia.

Para te ajudar, temos uma planilha financeira totalmente gratuita onde você pode controlar todos os ganhos e gastos da empresa: 

Uma dica muito importante para o MEI, é guardar todas as notas fiscais de suas comprar e vendas por pelo menos 5 anos, tudo organizado para caso seja necessário buscar e comprovar informações tributárias.

Por fim, fique atento ao seu faturamento. No período de um ano você como MEI, poderá faturar até 81 mil reais. Esse valor deverá entrar proporcionalmente mês a mês, o que dará cerca de R$ 6.750 ao mês.

Se você controlar mês a mês o que entra de faturamento, saberá quando o faturamento estará acima do permitido com antecedência e ter que ultrapassar esse valor significa que é hora de deixar de ser MEI e entrar em um regime para empresas maiores. 

Gostou de nossas dicas?

Estar com a sua empresa em dia é muito importante.

Se precisar de um apoio financeiro para manter tudo andando, faça uma simulação de crédito ou solicite a visita de nossos agentes de crédito: 

 

Imagem do post SOU MEI, QUAIS SÃO MINHAS OBRIGAÇÕES? Voltar