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Blog

20/01/2020

PLANO DE NEGÓCIO PARA MICROEMPRESAS

Todo negócio começa com um plano, seja ele mapeado na sua cabeça, escrito em uma folha qualquer, ou formalizado em um plano de negócio. Um plano de negócio é essencialmente uma descrição da sua empresa, o que você planeja fazer e como você planeja fazer. Ele expressa os objetivos, metas, estratégias, potenciais problemas e os custos para manter esse negócio.

Por que você precisa de um plano de negócio?

Um plano de negócio serve diversos propósitos, sendo os principais:

 

- Mostrar sua visão para potenciais investidores e atrair fundos ou crédito.

- Deixar todos os envolvidos por dentro de informações como público-alvo e processo de marketing e vendas.

- Avaliar a viabilidade de um negócio mostrando o plano para um especialista e fazendo os ajustes e modificações necessários.

 

 

Um bom plano de negócio o guiará em cada fase do lançamento e administração do seu negócio. Você o usará como uma bússola para estruturar, gerenciar e fazer crescer o seu novo empreendimento. É um jeito de pensar através dos elementos principais do seu negócio.

Planos de negócio podem te ajudar a conseguir investimento ou crédito ou conquistar novas parcerias. Investidores precisam estar seguros de que receberão um retorno para o seu investimento e um plano de negócio é a ferramenta que você vai usar para convencer as pessoas que trabalhar com você ou investir na sua empresa é uma decisão inteligente. 

 

O que deve ter em um plano de negócio?

 

Independente do formato que você escolher, seu plano de negócios deve conter ao menos os seguintes itens:

Introdução/Resumo: É um apanhado geral do que é o seu negócio e a sua visão para o futuro dele, contendo os trechos de destaque do plano. Deixe para escrevê-lo por último.

Descrição da empresa: Esse é o lugar para você entrar em detalhes sobre a sua empresa. Descreva detalhadamente quais problemas que o seu negócio resolve, ou seja, qual necessidade ele vai sanar. Seja específico e liste quais perfis de consumidor, corporações ou empresas que você pensa em atender.

Explique as vantagens competitivas que farão da sua empresa um sucesso. Você tem especialistas na sua equipe? Você encontrou a localização ideal para a comercialização de determinado produto ou para a oferta de algum serviço? A descrição da sua empresa é o momento de focar nas forças e vantagens dela.

Estratégias de mercado: Como você planeja ganhar dinheiro? Como o sucesso da sua empresa será mensurado? Quais são suas estratégias de marketing e vendas?

Plano financeiro: É basicamente uma previsão de custos do seu negócio. Quais são os custos operacionais? Quanto custa os funcionários que você precisará? Quanto custo o aluguel de um ponto comercial adequado? Considere todos os gastos do seu negócio e de que forma ele dará lucros, de forma a criar um ponto de equilíbrio financeiro convincente.

 

 

Se você pretende ir atrás de investimento, essa parte determinará quanto dinheiro você precisará para se manter até a sua empresa começar a gerar lucros.

Para microempresas, o plano de negócio não precisa ser algo longo e complexo, mas todo negócio, por menor e mais simples que pareça, precisa ao menos de um planejamento que guiará seus próximos passos.

Um plano de negócio ajudará você a, antes de tudo, confirmar a viabilidade das suas pretensões, garantir fundos para fazer acontecer e deixar todos os envolvidos por dentro da sua visão, estratégias e forma de atuar.

Planeje-se bem e lembre-se: se precisar de orientação ou auxílio financeiro, conte com a Credisol.

 

 

 

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