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PLANEJAMENTO PARA 2020
27/12/2019

PLANEJAMENTO PARA 2020

O novo ano está muito próximo de chegar, e para que todos os seus objetivos se concretizem, é preciso se planejar. Para quem tem uma empresa, o planejamento anual é ainda mais necessário, o que inclui traçar metas para cada mês, se programar para gradativamente mudar o que não estava funcionando no ano anterior, focar no que deu certo, e aproveitar novas oportunidades.

 

Empresas emergentes

 

Para que o planejamento para 2020 seja efetivo, é preciso fazer um balanço de 2019. Este balanço deve se basear em números e muita pesquisa, inclusive da concorrência, para que você possa identificar oportunidades e saber onde você quer chegar. Dessa forma, você saberá, por exemplo, exatamente o que não rendeu tanto quando você antecipou. Nesse caso, é necessário desapego e atitude para entender que você deve deixar determinada estratégia de lado.

 

Com os números de 2019 em mãos, você saberá também o que foi a fonte da maior parte dos seus rendimentos durante o ano. E para o planejamento de 2020, você saberá que esse produto ou serviço deverá ser o foco de praticamente todos os seus esforços e investimentos.

 

 

 

Em termos de oportunidades, extensas pesquisas acerca de novidades do mercado e do seu ramo de atuação são essenciais, de modo que você possa identificar antes da concorrência uma oportunidade que você considera que possa funcionar para a sua empresa e que esteja dentro do seu campo de possibilidades.

 

Estude também o seu público-alvo, sobretudo o comportamento dele, e como isso pode mudar de um ano para o outro. Dependendo da sua área de atuação, as tendências para 2020 podem condicionar todo o interesse do público por determinados produtos. Descubra antes dos próprios clientes onde eles estão indo e esteja lá antes deles.

 

Planeje sempre uma boa margem de crescimento para a sua empresa e certifique-se de atingi-la.

 

 

Empresas iniciantes

 

Para quem é micro ou pequeno empresário ou iniciou um negócio recentemente, dificuldades são inevitáveis e paciência é essencial. O prazo de dois anos determinado por especialistas para que uma empresa comece a lucrar, é realista e já deve ser do conhecimento de todos os empreendedores ou de quem pretende empreender. Por isso, não deixe que os números decepcionantes do primeiro ano o desmotive.

 

Especule o quanto a sua empresa deve crescer para continuar viável e faça planos sólidos para alcançar esse crescimento. Novos investimentos podem ser necessários, bem como a expansão ou redução do seu campo de atuação. Tudo isso deve ser muito bem estudado antes que qualquer atitude seja tomada.

 

Lembre-se que esse é o momento de fazer todo o possível para o seu empreendimento dar certo. Assim, caso ainda não dê certo, você terá a certeza que não havia mais nada que você poderia ter feito e poderá seguir outros caminhos. Caso dê certo, tudo o que você investiu, tanto em dinheiro como em tempo e trabalho, será devolvido de maneira cada vez mais substancial.

 

Se precisar de apoio, pode contar com a Credisol, que está há 20 anos trabalhando em prol do sucesso do micro e pequeno empresário.

 

 

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