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Blog

17/03/2017

NÃO SE DESESPERE NA HORA DE GERENCIAR O SEU NEGÓCIO

Você sente que as coisas não estão indo pelo caminho certo? Calma. Nem tudo está perdido. Pense na seguinte situação: seu time de futebol está na final de um importante campeonato, mas não está jogando bem. O adversário está à frente no placar e seu time precisa reverter a situação. Então, o técnico da equipe vai lá, chama a responsabilidade para ele, muda a tática, reverte o placar e ganha o campeonato. É assim que funciona uma empresa.

Muitos empreendedores conquistam o sonho de ter um negócio próprio, porém, muitas vezes, desconhecem as dificuldades de administrar uma empresa. Mas isso não ocorre somente com novos empresários. Se você é o administrador de uma empresa há muito tempo e está lendo este artigo, é a prova que empreendedores experientes também enfrentam problemas.
Mas é neste momento que a sua experiência precisa fazer a diferença. No primeiro momento, você deve analisar onde está o problema e depois encontrar a solução. As dificuldades de uma empresa geralmente estão relacionadas à gestão de pessoas, ao setor financeiro ou as más estratégias tomadas anteriormente.

Por isso, você precisará assumir novos riscos e experimentar novas ações para retomar o controle do seu negócio. Se o problema for financeiro, que é o pior deles, é importante ligar o sinal de alerta antes que seja tarde. Há inúmeros fatores que podem levar uma empresa a problemas financeiros, os mais comuns são as condições econômicas adversas, má administração, excesso de desperdício, altos custos e problemas trabalhistas.

Uma das dicas mais importantes dadas por economistas é que você tenha o controle total de suas despesas e receitas. Utilizando uma planilha de controle financeiro, por exemplo, você conseguirá saber como anda a saúde da suas finanças e poderá evitar problemas futuros. Saberá se você precisa de um empréstimo, se pode cortar gastos, entre outras ações.

Outra falha das empresas está na gestão de pessoas. Colaboradores são parte fundamental do de qualquer negócio. São eles a essência e a própria razão de qualquer empreendimento. Nesse sentido, administrar pessoas é uma tarefa da maior importância dentro da organização. Mantê-las com um alto nível de motivação, atuando de forma colaborativa, comprometida e profissional é um fator chave para o sucesso do negócio.

Defina qual o perfil de trabalhador que a sua empresa precisa. Quais conhecimentos são necessários para a pessoa cumprir bem aquilo que será da responsabilidade dela na empresa, quais habilidades ela deve ter para cumprir seu papel no negócio e qual experiência anterior é importante para assumir o trabalho na empresa. E não esqueça de apoiar a sua equipe para receber em troca os resultados de cada membro.

É comum também que algumas estratégias tomadas por administradores não saiam como o esperado. Uma ação de marketing, a promoção de um funcionário a um cargo que ele não se adaptou e por aí vai. Em situações como essa é preciso ter calma e recomeçar. É no planejamento estratégico que o gestor define os fundamentos da empresa, estabelece um panorama do negócio e marca quais serão os seus objetivos e metas de longo prazo.

Reavalie a visão e os valores da sua empresa. Refaça uma análise SWOT ou, em português, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). É nesse momento que o gestor consegue avaliar o ambiente interno e externo, ou seja, as oportunidades e ameaças apresentadas pelo mercado e as forças e fraquezas da empresa. Nesse ponto, a ajuda de um coach, por exemplo, é indispensável.

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