Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

27/01/2020

INVESTIR PARA CRESCER

Uma questão que assombra muitos microempreendedores de primeira viagem é se existe a necessidade de investimento na empresa, quando e por quê.

Geralmente, se a empresa já está gerando receita suficiente para arcar com as despesas operacionais e pessoais do(s) proprietário(s), o dinheiro que sobra é destinado ao crescimento do negócio. No entanto, a preocupação existe quando a empresa mal começou a gerar lucros, mas o dono já está pensando em expandir: deve-se ir atrás de investimento externo?

Investimento leva a crescimento. Mas para conseguir investimento, você precisa planejar o crescimento da empresa, justificar a necessidade de investir e projetar de forma convincente o retorno proveniente do emprego desse dinheiro em expansão, aquisições de equipamentos, máquinas ou tecnologia, ou em novas contratações.  Dessa forma, os potenciais investidores serão mais facilmente convencidos de que a sua empresa é um bom investimento.

Já se você optar por uma linha de crédito empresarial, que é uma forma de empréstimo, você deve estar seguro de que os novos ganhos gerados pelo investimento justificarão o acréscimo do valor das parcelas de quitação às suas despesas mensais.

 

 

No que você pode investir

 

1. Aquisição de uma empresa concorrente

Pode parecer “um passo maior do que a perna” para um micro ou pequeno empreendedor, mas é a alternativa mais certeira para crescer de forma imediata e exponencial.

A compra de uma empresa concorrente oferece, em uma única ação: a expansão da atuação da sua empresa para outra área da cidade; o aumento do reconhecimento de marca do seu comércio, que passará a ter dois pontos de vendas; a diminuição da concorrência; e o aumento da sua base de clientes.

Se o seu negócio está dando certo, você pode se perguntar por que o seu concorrente abriria mão do dele. Mas as pessoas possuem objetivos diferentes, podem estar em momentos diferentes da vida, e fechar esse negócio pode ser tudo que os dois lados precisavam.

No entanto, você deve estar bem preparado para dar esse passo. Se você é o único proprietário do seu negócio, deve considerar que a partir do momento que você adquire um segundo ponto, sua atenção será dividida e as suas responsabilidades dobrarão. Você terá basicamente um segundo negócio para administrar, o dobro de funcionários para gerenciar e o dobro de finanças para controlar. Mas ter uma pessoa de confiança que você possa contratar como gerente já ameniza sua dor de cabeça.

 

 

2. Aquisição de equipamentos e máquinas

Provavelmente o principal emprego de investimento é em equipamentos e maquinários, seja na substituição dos ultrapassados ou defeituosos, na aquisição de versões mais tecnologicamente avançadas, na aquisição de novos para automatizar atividades até então exercidas manualmente, ou para realizar o objetivo de estender a produção para outros produtos.

Esse tipo de investimento tem grande potencial para aumentar os lucros e gerar crescimento. Sua empresa produzirá mais e melhor, e consequentemente venderá mais.

Um grande erro de muitas empresas é adiar a compra ou troca de maquinários e equipamentos por não reconhecer devidamente sua importância e priorizar outras áreas da operação. Assim, acaba optando por outras formas de suprir a demanda, como a contratação de mais funcionários que, a longo prazo, custará muito mais.

Aperfeiçoe e potencialize a produtividade da sua empresa o quanto antes e veja ela crescer naturalmente.

 

 

3. Qualificação da equipe

Produzir cada vez mais e melhor é a aposta mais certeira para um empreendedor que deseja que sua empresa esteja em constante crescimento. Um crescimento gradual pode ser ainda melhor do que o abrupto, quanto o empreendedor se vê de um dia para o outro com uma empresa de porte muito maior do que ele está preparado para administrar.

Uma forma segura de garantir esse crescimento constante é investir na preparação da equipe. Apesar de que maquinários e equipamentos de qualidade influenciam muito na produtividade da empresa, sem funcionários bem treinados para operá-los essa tecnologia não serve para muita coisa.

Por isso, não subestime o poder de uma equipe qualificada e invista em cursos e treinamento.

 


Aproveite a boa fase do seu empreendimento para fazê-lo crescer. Se precisar de ajuda com o capital de investimento, pode contar com a Credisol.

 

 

Imagem do post INVESTIR PARA CRESCER Voltar