Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

03/02/2017

COMO SAIR DAS DÍVIDAS?

Se você chegou até aqui, deve estar imaginando que, por a Credisol ser uma instituição de créditos, vamos falar que saída para as dívidas é o empréstimo. Mas não é isso que vamos fazer aqui. Primeiro porque a Credisol se preocupa com seus clientes e não oferece créditos para pessoas que não possam pagar e que podem acabar se endividando ainda mais.

Segundo, o empréstimo é uma renda extra necessária quando você realmente está precisando de um montante a mais de dinheiro, seja para investir em você, abrir um negócio ou ampliar sua empresa. Mas o empréstimo precisa ser planejado. Por isso, antes de você procurar a Credisol ou qualquer outra instituição de crédito, que tal começar a poupar para que suas contas não virem uma bola de neve?

Confira abaixo algumas dicas que vamos dar para você que deseja sair do vermelho:

1 – Reunir os gastos

O primeiro passo para quem deseja sair da dívida é saber o valor total delas. Então, reúna todas as contas que você tem a pagar, de preferência crie uma planilha, e organize. Assim, você saberá qual o tamanho do seu déficit e poderá começar a se planejar para quitá-lo. E, claro, não esqueça de pôr em sua planilha também os nomes dos credores e os prazos de pagamentos, com isso você terá noção das empresas que cobram mais juros, que são mais abertas à negociação e quais valores irão vencer primeiro.

2 – Prioridade é o caminho a ser seguido

Como já falamos no tópico anterior, conhecer os prazos de pagamento é parte fundamental para começar a administrar melhor suas finanças. A dica inicial é começar a pagar as contas que possuem juros mais altos, como cartões de créditos e cheques especiais. O pagamento do aluguel, das contas de água e energia elétrica deve ser priorizado também por estas serem necessidades básicas. A partir daí é começar a quitar os valores que mais comprometem o orçamento e o estilo de vida para as contas mais simples.

3 – Reduza o consumo desnecessário

Um dos grandes problemas das pessoas que estão endividadas é o hábito de continuar comprando e gastando com valores supérfluos. Para economizar é necessário abrir mão de alguns custos que podem ser substituídos. Ao invés de ir para academia, opte por fazer exercícios na rua. Vá ao trabalho de carona e deixe o carro em casa somente para emergências. Corte a TV a cabo. Fale menos ao celular. Tudo isso irá ajudar você a economizar e alocar esse dinheiro para quitar suas dívidas.

4 – Crie uma meta mensal de economia

Já está mais do que claro, ou pelo menos deveria estar, para você que para sair da dívida tem que economizar. Não existe uma fórmula mágica que irá pagar suas contas. Você tem que se readaptar a sua nova realidade. Por isso, outra dica para voltar ao verde das suas finanças é estipular um valor mensal que você irá destinar para a quitação dos seus déficits.   Ter uma meta facilita a nossa vida, porque se conseguirmos alcançar ela antes do prazo, sabemos que fizemos um bom trabalho e podemos relaxar. Agora, se estamos longe dela, sabemos que devemos nos esforçar mais. E você também pode mantê-la depois que você sai das suas dívidas para acumular patrimônio e alcançar os seus sonhos, seja viajar, comprar um carro, uma casa ou qualquer outra coisa.

5 – Tente renegociar suas dívidas

A dívida é uma via de mão duplas. Assim como você quer pagar, o seu credor também deseja receber. Não tenha medo de encara-lo e de explicar sua situação. Demonstre ao seu credor que você está realmente interessado em pagar o que você está devendo e busque parcelamentos menores, renegociar os juros e sair com uma boa proposta. Há casos em que vale mais a pena optar por um empréstimo com juros menores, em uma instituição segura, para quitar à vista uma dívida com juros muito altos.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a alcançar seus objetivos e sair do vermelho. Ah, e você sabia que, se você for um Microempreendedor Individual – MEI – você pode adquirir um empréstimo sem juros? Conheça o Programa Juro Zero.

Imagem do post COMO SAIR DAS DÍVIDAS? Voltar