Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

29/06/2017

APROVEITE A ÉPOCA JUNINA PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO

Todos os anos, nos meses de junho, julho e até mesmo agosto, o Brasil vive um período marcado pela gastronomia e o tradicionalismo das festas de São João. Que tal aproveitar essa época para impulsionar o seu negócio ou, até mesmo, garantir uma renda extra?

As festa juninas criam um cenário propício para que novos negócios sejam criados e para que micro e pequenas empresas aqueçam, literalmente, as vendas. Em meio à concorrência, é essencial pensar em estratégias para se destacar e conquistar os clientes.

Se você tem uma lanchonete ou restaurante, por exemplo, algumas ideias interessantes são: ofertar pratos diferentes, apostando em ingredientes e sabores novos, remanejar a decoração para entrar no clima junino e, possivelmente, promover um festival pontual com comidas típicas.

As mercearias e mercados são outro setor com grande oportunidade de crescimento no faturamento nessa época do ano. A dica é destacar no estabelecimento os tradicionais quitutes e produtos típicos, podendo ser apresentados com diferentes propostas: vegetarianos, veganos e até mesmo com ingredientes funcionais e saudáveis.

Para lojas de roupas, calçados e acessórios, vale analisar a possibilidade de realizar a queima de estoque. Isso mesmo! Tire das caixas as peças com estampa xadrez, chapéus, botas e acessórios em couro. Movimente sua loja com essa novidade, invista em trajes para os colaboradores, faça uma vitrine especial e atraia o público através de promoções na loja física e divulgação na sua mídia online.

Os ramos de confecção e decoração também costumam ter um aumento nos ganhos, sendo que a procura para a produção de trajes típicos e acessórios (vestidos e roupas, chapéus, tiaras, lacinhos, além de objetos de decoração como cestos e peneiras) têm grande apelo junto ao público.

Por ser uma festividade que acontece no período de inverno, são muitas as oportunidades e estratégias que surgem para as micro e pequenas empresas de diferentes ramos de atuação. Além dos artigos típicos, outros produtos como queijos, vinhos, sopas, caldos, luvas, cachecóis e casacos passam a ter maior procura e saída.

Se você ainda não é dono do próprio negócio, essa é uma boa chance para obter uma renda extra. Em tempos de festividades, muitas pessoas investem em atividades como artesanato e vendas de alimentos como pipoca, churrasquinho, algodão doce, cachorro-quente, amendoim, quentão, etc. Para dar um passo nessa direção é preciso ter um bom planejamento prévio e controle das finanças para evitar prejuízos.

LEIA MAIS: 6 DICAS DE COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Seja qual for o negócio que você pretende abrir, é essencial estudar o mercado e as necessidades do consumidor. Afinal, depende da aceitação dele o sucesso do seu empreendimento. Estabeleça metas e prazos, pesquise a concorrência, fique atento aos documentos necessários para exercer sua atividade e tenha um Plano de Negócio para conhecer a viabilidade financeira do seu negócio. Lembre-se: em qualquer época do ano é possível empreender. Fique atento às oportunidades!

Imagem do post APROVEITE A ÉPOCA JUNINA PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO Voltar