Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

18/02/2020

3 DICAS PARA COMEÇAR A EMPREENDER

Se você está pensando em abrir seu próprio microempreendimento, talvez você já tenha procurado por alguns conselhos. Existem tantas dicas para abrir um negócio por aí, que escolher quais seguir pode ser uma tarefa confusa.

Começar um pequeno negócio é muitas vezes um processo em que você aprende através de experiências ao longo do caminho. No entanto, quanto mais decisões inteligentes você tomar no começo, mais chances sua empresa tem de sucesso.

Como a Credisol é uma empresa especializada em apoiar e orientar pequenos negócios, podemos afirmar que não existe uma fórmula perfeita para abrir um microempreendimento. Aprendemos em mais de 20 anos de atuação que os melhores conselhos sobre negócios são aqueles que o forçam a pensar de maneira diferente. Por isso, criamos uma pequena lista de dicas que podem lhe ser úteis neste processo.

 

 

1. Confronte suas desculpas

 

Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedoras, mas às vezes nunca se tornam. Elas vivem com o peso das desculpas e dos medos de falhar. De falta de dinheiro a falta de tempo e ao excesso de responsabilidades, você pode criar um milhão de argumentos contra começar um negócio.

Podemos concordar que ser seu próprio chefe é um desafio. Em muitos casos, novos microempreendedores têm muito a perder e pouca noção da sua chance de sucesso. Se preocupar com os riscos de administrar um negócio é normal.

No entanto, desculpas apenas atrasam o alcance dos seus objetivos. Se você realmente quer começar um negócio, você precisa confrontar as razões pelas quais você acha que não consegue e se livrar delas. Encontre uma solução para o problema em vez de deixar que ele te detenha.

 

2. Conte os custos

 

Assim que você começar a desenvolver a ideia de começar seu próprio negócio, some quanto vai custar. Você vai precisar considerar todos os gastos necessários para lançar e operar. Alguns custos para se ter em mente incluem aluguel, estoque de produtos e/ou matéria prima, comunicação visual, serviços, materiais de escritório e eletrônicos, entre outros.

Chegue ao número mais próximo que você conseguir. Então, pegue qualquer que seja o valor total e triplique. Isso mesmo. Você vai se deparar com custos inesperados referentes ao seu negócio a todo momento. É melhor estar preparado do que com falta de fundos quanto as contas começarem a chegar.

 

 

3. Conheça as exigências legais para formalizar seu negócio

 

Antes de iniciar suas atividades na nova empresa, é precisa garantir que ela esteja dentro da lei. Além do CNPJ e inscrição na Previdência Social, há uma série de licenças, registros e alvarás que você precisará para funcionar legalmente.

A falta de algum desses documentos poderá atrasar ou até inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Lembre-se que para cada ramo de atividade você precisará de autorizações diferentes, assim como a legislação do município em que a sua empresa estará instalada também pode exigir documentação específica.

Para isso, você vai precisar de um contador que conheça esse tipo de legislação. Ele será seu maior aliado para organizar seu negócio e manter tudo em dia e de acordo com a lei. E não pense que a ajuda desse profissional será útil somente no momento de lançar o seu empreendimento. Conforme o seu negócio vai crescendo, você perceberá que a necessidade de um contador vai crescer com ele. Para manter suas finanças em dia ou auxiliá-lo na contratação e dispensa de pessoal, esse profissional é indispensável.

Começar seu próprio negócio ou formalizá-lo não é uma tarefa fácil, mas se você fizer tudo certo e não desistir nos primeiros empecilhos, quando ele começar a prosperar você vai ver que todo o esforço vale a pena. E se precisar de apoio financeiro ou de orientação, conte sempre com a Credisol.

 

 

 

Imagem do post 3 DICAS PARA COMEÇAR A EMPREENDER Voltar